Resumo Trabalho

IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MATEMÁTICAS DOS PROFESSORES DA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL SOBRE A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA

Autor(es): FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS e orientado por ADRIANO VARGAS FREITAS

O artigo que ora apresentamos parte integrante de uma pesquisa de Mestrado em Educao, que encontra-se em andamento, a qual tem os(as) professores(as) e estudantes de EJA de uma escola municipal da zona rural de Sobral, como sujeitos de pesquisa. Objetivamos com o mesmo, apresentar uma anlise das prticas pedaggicas matemticas de uma professora e o significado que uma estudante confere a estas prticas e matemtica para sua permanncia na escola. Para isso, utilizamos de entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados e somadas a estas, tecemos interpretaes acerca da Proposta Curricular de Matemtica das escolas municipais de EJA de Sobral. Como resultados, obtemos que as aes e estratgias propostas na Formao de Professores e da Proposta Curricular incidem na prtica pedaggica matemtica da professora que, por sua vez, tem influncia sobre a deciso de permanncia da estudante na escola.

Veja o artigo completo: PDF