Resumo Trabalho

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE CORDÉIS E DE POEMAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO- METODOLÓGICA PARA AS ALFABETIZAÇÕES E LETRAMENTOS

Autor(es): CASSIA CARLA VIANA, MARCO ANTONIO DE MORAES

Geralmente o encanto pelas histrias se inicia na infncia. Muitos de ns recordamos de histrias que nos eram narradas na infncia, pelos pais, avs e sobretudo nossas professoras. Dessa forma, contar histrias para as crianas/estudantes na infncia sem dvida uma maneira de estimular o interesse individual de cada um para o hbito de leitura. Considerando que a leitura da lngua materna porta de abertura para a leitura das outras linguagens, tais como a matemticas e a cientifica, aumenta ainda mais a sua importncia. Esse trabalho traz uma reflexo sobre a contao de histrias como proposta auxiliar a/o professora/o do Ensino Fundamental, no processo de ensino-aprendizagem das diversas disciplinas no Ensino Fundamental. Tem como objetivo, demonstrar que a contao de histrias uma ferramenta ldico-pedaggica para as vrias alfabetizaes e letramentos. O estudo busca demonstrar ainda, que para alm das questes relacionadas as disciplinas, podemos alfabetizar/letrar as crianas/estudantes em relao a empatia, respeito s diferenas dentre outros.

Veja o artigo completo: PDF