Resumo Trabalho

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE AVANÇOS E RECUOS

Autor(es): EDUARDO ANTONIO DE PONTES COSTA e orientado por EDUARDO ANTONIO DE PONTES COSTA

O tema Educao de Jovens e Adultos (EJA) ganha visibilidade nas polticas e aes de governos nos dias atuais. Conquistas em torno do direito educao refletem a importncia dos movimentos sociais, com expressiva irrupo a partir dos anos 1960, pressionando a esfera pblica por uma educao pblica e de qualidade. evidente que o direito educao no campo da EJA, como modalidade da educao bsica, traduz avanos e recuos na universalizao do acesso aos espaos escolares e permanncia dos estudantes nesses espaos. A presente escrita pretende analisar, ao focar uma ao local de um municpio da regio da mata litornea da Paraba, a concepo de educao de jovens e adultos que orienta a sua prtica pedaggica bem como identificar o impacto do direito educao como oferta pblica, em especfico, quando essa mesma ao se prope a pensar e a executar o direito EJA, em conformidade com o Art. 37, 3, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei 9394/1996, no sentido de garantir o retorno escolaridade articulada educao profissional e tecnolgica. Com base em Michel Foucault (2008), optamos pela pesquisa documental e pela anlise do discurso. Os resultados apontam para uma noo de jovens e adultos entendidos como sujeitos de direito e oriundos de uma dvida social. Para o ano referncia 2015-2016, havia 51 turmas formadas, sendo 47 da rea urbana e 04 do campo, totalizando 1.359 matrculas. Por fim, nessa direo que se encaminha a presente discusso.

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