Resumo Trabalho

“CURTINDO O CURTA”: CINEMA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Autor(es): FLÁVIA CÓPIO ESTEVES

A presente comunicao tem por objetivo apresentar e discutir os resultados do projeto de extenso intitulado Cinema e relaes tnico-raciais na escola, desenvolvido entre 2016 e 2017 no mbito do IFRJ campus Volta Redonda, em parceria com o Colgio Professora Delce Horta Delgado, pertencente rede municipal de ensino. Em sua concepo original, o projeto props estabelecer uma articulao entre o cinema e seus usos na educao e a abordagem das relaes tnico-raciais no Brasil, atravs, inicialmente, da exibio e discusso de curtas-metragens e, em seguida, da elaborao de produes originais, tambm em curta-metragem, pelos prprios alunos envolvidos no projeto, todos cursando o oitavo ano do Ensino Fundamental. O projeto se insere na articulao entre dois elementos fundamentais: em primeiro lugar, o cinema, entendido em sua interface com a sociedade, em seus aspectos polticos, sociais e culturais e ainda, a abordagem das relaes tnico-raciais no espao escolar, no sentido da superao de questes como a inferiorizao de saberes e prticas de origem africana e afro-brasileira, a presena de esteretipos raciais em materiais didticos, a estigmatizao do negro e a persistncia do mito da democracia racial. Dos cinco curtas-metragens produzidos ao final do projeto, trs filmes, com discusses mais especficas sobre o racismo, so abordados pelo presente trabalho, a fim de refletir sobre as percepes dos alunos-cineastas em torno da persistncia da desigualdade racial no Brasil e, em uma perspectiva mais ampla, sobre as possibilidades abertas pelo cinema para o debate das relaes tnico-raciais na escola.

Veja o artigo completo: PDF