Resumo Trabalho

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II

Autor(es): JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES, FABIANA DOS ANJOS PINTO, JULIANA PEREIRA LANNES

O Projeto de Iniciao Cientfica Jnior A Leitura e a Escrita Acadmica: interlocues com a educao bsica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino mdio, interessados em ingressar na academia, alguns gneros comuns ao domnio universitrio, focalizando algumas prticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de insero nessas prticas. A perspectiva terica que embasa o projeto a concepo de linguagem como produo scio-histrica e dialgica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadmica, refletindo sobre os letramentos como prticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, o de relatar a experincia da terceira edio do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participao dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais lingustico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razes: maior integrao desses alunos aos eventos do colgio, alm de mais participaes dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que est em fase de transio para a universidade. Essa essncia dbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construda, para alm da escrita de gneros acadmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercmbio entre experincias escolares e universitrias.

Veja o artigo completo: PDF