Resumo Trabalho

PRIMEIRAS FORMULAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FORMAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DO RIO DE JANEIRO

Autor(es): LIVIA SILVA DE SOUZA, JUSSARA MARQUES DE MACEDO

O presente trabalho resultado de pesquisa em andamento que busca compreender as polticas pblicas educacionais voltadas para a educao carcerria nos presdios femininos do Rio de Janeiro. Nossa hiptese que a educao formal proposta nos crceres femininos no conseguem garantir a reinsero social das presas. Como parte de uma pesquisa maior, o objetivo compreender as precariedades no oferecimento da educao formal no sistema penitencirio feminino do Rio de Janeiro. Num primeiro momento tomamos por base a pesquisa bibliogrfica, por meio da anlise de livros e, artigos digitalizados ou impressos, para compormos um quadro terico acerca do tema. Como resultado parcial identificamos que so muitas as dificuldades referentes educao formal carcerria feminina se tomamos como referncia o funcionamento das escolas, a atuao dos profissionais, em especial os docentes e, tambm as diferentes motivaes que levam as presidirias a procurarem a educao formal. Conclumos que o sistema prisional feminino, como um todo, no tem garantido a educao enquanto um direito humano, perpetuando, portanto, um processo de excluso.

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