Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.

Autor(es): TITO MARCOS DOMINGUES DOS SANTOS

Num Colgio Estadual, na Cidade de So Gonalo, no Estado do Rio de Janeiro, um professor de Geografia do mdulo I da Nova Educao de Jovens e Adultos, decidiu contribuir com o processo de aquisio de leitura e escrita de seu aluno com deficincia intelectual, ao leva-lo a fazer uso da produo do conhecimento, adquirido atravs da Disciplina de Geografia. Este relato de experincia tem como objetivo descrever e avaliar, como a produo do conhecimento na Disciplina de Geografia possibilitou a ampliao do processo de leitura e escrita do aluno com deficincia intelectual, includo na EJA. Como desenvolvimento terico-metodolgico, utilizou-se dos estudos de Soares, relacionados alfabetizao e ao letramento. A observao participante foi utilizada como procedimento de coleta de dados, para que se pudesse analisar e avaliar a interao entre aluno e professor na construo da leitura e escrita, durante as aulas da Disciplina de Geografia. Como o aluno ainda se encontrava na fase silbica do processo de leitura e escrita, foi possvel reconhecer sua dificuldade em utilizar dessa linguagem para expor e defender suas ideias. Porm, foi possvel perceber, mediante o dilogo e a interao, sua significativa leitura de mundo. Como resultado, percebeu-se que o aluno se sentia vontade em pedir auxlio do professor de Geografia em prol da elaborao da leitura e da escrita. Essa interao, oportunizou ao professor, no apenas trabalhar os contedos relacionados sua disciplina, como tambm, contribuiu no processo de aquisio de leitura e escrita do aluno.

Veja o artigo completo: PDF