Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS DESAFIOS ACERCA DA DISCUSSÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA.

Autor(es): TITO MARCOS DOMINGUES DOS SANTOS

Algumas temticas ainda se mostram delicadas para serem tratadas na escola. Mesmo porque, no esto diretamente explcitas no currculo mnimo e repletas de representaes sociais que ameaam o desmonte de alguns valores e costumes hegemnicos da sociedade contempornea, marcada por relaes de poder. A questo da sexualidade, especificamente, a homossexualidade, um tema em que a escola tem evitado h muito tempo. E, por mais que a mdia tenha, quantitativamente, feito sua representao social favorvel, a escola ainda se encontra receosa e insegura em inseri-la, de uma vez por toda, sem culpa, como contedo, em uma ou em vrias disciplinas de sua grade curricular. A Educao de Jovens e Adultos (EJA), em suas caractersticas de modalidade que acolhe um alunado adulto e diverso, apresenta possibilidades de implementar um currculo instituinte e aberto s demandas da contemporaneidade e dos alunos. Este trabalho tem por objetivo traar as possibilidades em que a EJA tem em inserir, em sua proposta curricular, em constante processo de construo, o dilogo e as atividades relacionadas homossexualidade e suas caractersticas, desde que se leve em conta a formao continuada de professores ao focar: respeito aos indivduos em sua diversidade e diferena. Utiliza-se aqui, enquanto aparato terico, os estudos de Louro, relacionados s questes de gneros na educao. Como resultado, conclui-se que a formao continuada para diversidade poder proporcionar subsdios tericos capazes de levar o (a) professor (a), que por algum motivo, tenha dificuldades ou averso ao tema da homossexualidade, deixa de ter uma ideia limitada acerca da diversidade sexual, pautada principalmente no binarismo homem-mulher, e, esteja mais seguro (a) mais vontade no desenvolvimento de contedos onde a diversidade sexual possa ser contemplada.

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