Resumo Trabalho

E AÍ, CHLOÉ?: UMA ESTÓRIA-FERRAMENTA PARA APRENDER A APRENDER O FRANCÊS NO 6º ANO FUNDAMENTADA NA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autor(es): VERÔNICA PASSOS ALVES e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

Considerando a escassez de pesquisas sobre a produo de materiais didticos que promovam os processos de autorregulao da aprendizagem (ARA) em aulas de Francs Lngua Estrangeira (FLE) para alunos da Educao Bsica e considerando o crescimento relevante nas pesquisas que buscam promover tais estratgias nesse nvel de ensino, o presente artigo tem como objetivo geral descrever o processo de construo e aprimoramento de um material didtico que visa subsidiar a insero de estratgias autorregulatrias durante a aprendizagem de FLE, no 6 ano do Ensino Fundamental em especial nas turmas de 6 ano do Colgio Pedro II Campus Engenho Novo II. Trata-se de uma pesquisa-ao, de carter qualitativo, cujo instrumento utilizado para avaliar o potencial de aplicabilidade do material proposto foi um conjunto de tarefas realizadas no contexto de um curso de formao continuada de professores, na modalidade extenso. Os dados provenientes desse instrumento foram analisados segundo a tcnica de anlise de contedo. Os resultados sugerem que o material didtico tem potencial para contribuir na melhoria de prticas pedaggicas na Educao Bsica e para promover estratgias de ARA em aulas FLE, no contexto do 6 ano do Ensino Fundamental, destacando-se por sua originalidade, linguagem adequada ao pblico-alvo, facilidade de uso e pela possibilidade de levantar novos questionamentos sobre as atuais prticas no que diz respeito ao ensino de francs na Educao Bsica.

Veja o artigo completo: PDF