Resumo Trabalho

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA INFÂNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA

Autor(es): PAULINE FERNANDA PREUSSLER, ANGELITA MARIA MACHADO

Este trabalho faz parte de reflexes, estudos e anlises acerca da construo da infncia ao longo do tempo. A infncia teve 3 momentos distintos, a contar do sculo Xlll. Inicialmente no havia distino entre adultos e crianas. Quando surgiram as primeiras instituies escolares, elas tinham um carter assistencialista e no eram para todas as crianas. Atualmente, as crianas ocupam lugar central na vida da famlia e das instituies escolares. Portanto, ela precisa ser estimulada e acreditada como algum que j e no como um "vir a ser". A ideia de criana frgil e incapaz precisa ser atualizada para a imagem de criana capaz de atribuir sentido a tudo aquilo que vive (MELLO,2010) e para isso, preciso que tenha espao para expressar-se e investigar tudo o que a inquieta. Precisa ser entendida, acima de tudo, como sujeito em construo, assim como todos ns.

Veja o artigo completo: PDF