Resumo Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DOCENTE NO BRASIL: PANORAMA DA FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): LUCIANA CASTRO MACHADO

Este artigo pretende apresentar o percurso mais recente desenvolvido no contexto da formao de professores especialmente aps a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Brasileira, (LDB), Lei n. 9.394/964/96. Os dados aqui apresentados integram uma pesquisa realizada no curso de doutorado em Educao, em andamento, que investiga questes voltadas ao formador de professores. Neste texto sero apresentadas consideraes sobre o cenrio da formao inicial no Brasil com base no mapeamento do estado do conhecimento desse campo em 10 (dez) peridicos que possuem Qualis/CAPES A1, com base na listagem divulgada em 2015, selecionados com apoio nos critrios de expressividade, considerando sua circulao nacional, no perodo de 2008 a 2018. Trata-se de de um estudo que se articula abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento para a coleta de dados a reviso da pesquisa bibliogrfica. Os dados vem indicando que, passados mais de 20 (vinte) anos da promulgao LDB, em que alguns avanos foram conquistados, ainda se enfrentam muitos desafios quanto profissionalizao docente, em especial no oferecimento de uma formao inicial adequada para os professores brasileiros. As produes acadmicas desvelam que o modelo original conhecido como "3+1", cuja principal caracterstica a prevalncia entre o "o que ensinar" sobre "o como ensinar", ainda persiste como na formao inicial dos professores da Educao Bsica. Com efeito, o cenrio que se apresenta indica que as polticas de formao inicial no resolveram problemas-chave da formao, em especial, o desafio do dilogo entre a pesquisa e a escola, ou seja entre a necessria articulao teoria e prtica. Espera-se com o estudo, contribuir com o debate no campo do processo formativo docente e fomentar debates e possibilidades para futuras aes voltadas para politicas de formao docente.

Veja o artigo completo: PDF