Resumo Trabalho

O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA: UM DIÁLOGO URGENTE E NECESSÁRIO

Autor(es): LUCIANA CASTRO MACHADO

O cenrio da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (BRASIL, 2008) que priorizou a matrcula de estudantes com deficincia nas classes comuns do ensino regular pode ser apresentada como um avano para alm das polticas anteriores. Isso porque, pautada em princpios da incluso, carrega a possibilidade de ampliar o debate para alm do princpio da integrao e assim favorecer a construo e o fortalecimento de prticas inclusivas capazes de garantir condies de permanncia e sucesso escolar para estudantes com deficincia na escola regular. No entanto, muito mais que preceitos legais, variadas aes precisam ser articuladas para que esse ideal se efetive. Neste sentido, faz-se importante problematizar aspectos que podem refletir o avano da construo desse princpio no contexto escolar. Pensando nisso, em dilogo com pesquisadoras como Mantoam e Orr este trabalho se apresenta com o objetivo de fomentar o debate sobre a importncia da garantia da poltica de valorizao e formao de todos os profissionais do quadro do magistrio para a incluso escolar dos estudantes com deficincia. Trata-se de um estudo bibliogrfico que busca problematizar e levantar sugestes para futuras aes formativas que podem fortalecer a construo da escola inclusiva.

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