Resumo Trabalho

O AFRONTA VAI À ESCOLA - PROJETO AFRONTANDO SEU CONHECIMENTO

Autor(es): ELIAS CÓSTA DE OLIVEIRA, KELARA MENEZES DA SILVA, SÉRGIO MARQUES DA SILVA, VANDERSON VISCA DUARTE e orientado por JÚLIO RICARDO QUEVEDO

Com o objetivo principal de conscientizar os jovens estudantes do ensino mdio sobre as polticas de aes afirmativas, em especial o sistema de reserva de cotas para afrodescendentes, o Coletivo Afronta - Coletivo de Estudantes Afrodescendentes da UFSM desenvolveu o projeto denominado Afrontando Seu Conhecimento, em meados do ano de 2011, atravs de oficinas e rodas de conversa. Com intuito de desenvolver aes que viso pautar a afirmao da identidade do negro tanto na UFSM quanto na sociedade como um todo - ampliou o projeto para todos os nveis da educao (da educao infantil ao ensino superior), para abordar as temticas no que se refere Lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao no Brasil LDB, tornando obrigatrio o estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as instituies de educao bsica, pblicas e particulares. O projeto trabalhado no formato de oficinas, que so pautadas questes da conscincia negra, liderana negra, aes afirmativas no ensino superior, feminismo negro, autoestima, sade da populao negra, valorizao da esttica e educao das relaes tnico-raciais. Por meio dessa informalidade estamos tentamos desconstruir ideias preconceituosas e elucidar o que uma educao antirracista, para garantir a aplicao da Lei 10.639, ao mesmo tempo em que lutamos pelo empoderamento de crianas e jovens negros e negras para o enfrentamento de barreiras impostas pelo racismo no pas.

Veja o artigo completo: PDF