Resumo Trabalho

ENTRE 1988 E 2018: TESSITURAS ANALÍTICAS POLÍTICO-CONSTITUCIONAIS EDUCATIVAS

Autor(es): DIEGO DIAS SALGADO

O presente trabalho focaliza a promoo de criticidades referentes aos percursos histricos das principais polticas pblicas educacionais brasileiras que possuem, em larga escala, influncias diretas na vida de todos os brasileiros, mas, principalmente, na vida de pessoas que, historicamente, foram postas em um processo de excluses e de desigualdades. Estabeleo, portanto, um convite aos entendimentos sobre o que tnhamos em 1988 e o que temos hoje, em 2018. Logo, no decorrer desses trinta anos, tivemos consolidaes legislativas que perpassaram por distintos contextos polticos e que, desta forma, promoveram o estabelecimento de normativas para o campo educacional, em todos os nveis. Para a elaborao desta produo, utilizo como referenciais terico-metodolgicos ALTHUSSER, 1985, ARANHA, 2006, CHAU, 1999, GONDRA e SCHNEIDER, 2011 e SALGADO, 2017. No mais, para a elaborao das discusses que proponho, tive acesso s principais legislaes educacionais do ps-regime militar, a saber: a Constituio Federal Brasileira, de 1988; Estatuto da Criana e do Adolescente, de 1990; Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, de 1996, e aos Planos Nacionais de Educao, de 2001 e 2014, respectivamente. Portanto, viso a construo de crticas sobre os dualismos entre as perspectivas tericas e prticas.

Veja o artigo completo: PDF