Resumo Trabalho

MEMÓRIA DOCUMENTAL, HISTÓRIAS ORAIS E MULTICULTURALISMO: PENSANDO NO CASO DE UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR MUNICIPAL

Autor(es): ELANA CRISTIANA DOS SANTOS COSTA, ANA IVENICKI

O presente artigo trata de pesquisa realizada no contexto de uma Rede Municipal de Educao do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objeto de estudo a anlise documental dos Referenciais Curriculares para o Ensino Fundamental, construdo coletivamente na rede, bem como histrias orais dos atores educacionais que fizeram parte de sua construo ou que se deparam com sua implementao. O documento analisado foi elaborado no binio 2009/2010, consolidando seu embasamento terico com foco no multiculturalismo. O desenvolvimento dessa pesquisa buscou compreender como os professores da referida rede municipal dialogam com as perspectivas multiculturais em pauta neste currculo. A anlise do documento foi realizada em dilogo com autores que pensam o campo do currculo, sobretudo do currculo multicultural. Utilizamos a metodologia da histria oral para entrevistar professores e gestores e resgatar, via memria oral, as recentes experincias curriculares vivenciadas no municpio. As narrativas dos profissionais entrevistados nos auxiliaram na percepo dos desafios que ainda precisam ser enfrentados para avanarmos em propostas que pensem o multiculturalismo nos currculos escolares e na prtica docente, alm de revelarem a riqueza dessa metodologia para captar potenciais e perspectivas para a anlise de experincias como a que descrita no presente artigo.

Veja o artigo completo: PDF