Resumo Trabalho

PESQUISA SOBRE TEXTOS ESCRITOS DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es): MARTA LIMA DE SOUZA

A presente comunicao insere-se no Grupo de Trabalho 11 e tem como objetivo apresentar resultados parciais de pesquisa (2013-2015) sobre a produo escrita de jovens e adultos em processo de alfabetizao e de escolarizao em escolas do estado do Rio de Janeiro. Um dos objetivos da investigao foi compreender o que jovens e adultos fazem com a escrita e o que a escrita faz com eles na escola. Para alcanar tal objetivo, o estudo centrou-se nos referenciais tericos de BAKHTIN (1999; 2003; 2005), de SMOLKA (2012) e de GOULART (2014, 2010 e 2003), buscando compreender a linguagem escrita na tica da enunciao, da construo do sentido e da alfabetizao em perspectiva discursiva. No presente texto, focalizamos indcios, vestgios e marcas relativas construo do sentido nos textos escritos por meio do paradigma indicirio (GINZBURG, 2002). Os resultados apontam que a produo escrita analisada constitui formas de dizer com sentidos que revelam os lugares sociais daqueles que escrevem e que, portanto, buscam se apropriar desta escrita no prprio processo de aprender a escrita. Conclumos sobre a importncia de o professor, que ensina a escrever, a olhar para os textos escritos dos estudantes em processo de alfabetizao ou de escolarizao, indo alm de aspectos ortogrficos e gramaticais, procurando compreender que movimento faz o estudante na prpria trajetria de dizer a sua palavra e de aprender a diz-la por escrito.

Veja o artigo completo: PDF