Resumo Trabalho

ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autor(es): KARINE DE OLIVEIRA BLOOMFIELD FERNANDES, MARCELO MONTEIRO MARQUES, DIEGO BARBOSA MOURA

O presente trabalho objetiva apresentar algumas das aes que vm sendo produzidas, no segundo segmento do Ensino Fundamental, veiculadas a um projeto que tem como foco contribuir para a formao inicial docente, incentivando os licenciandos, das diferentes disciplinas da rea das Cincias da Natureza, a trabalharem de forma colaborativa nas diversas atividades desenvolvidas no Colgio Universitrio Geraldo Reis - COLUNI/UFF. Um dos nossos propsitos que esses alunos possam desenvolver materiais didticos dos mais diversos tipos, inclusive voltados para alunos com necessidades educacionais especiais. E adicionalmente, auxiliar os professores da referida rea durante os horrios de estudo e atividades prticas no laboratrio. Com esse propsito, nos apoiamos em estudos de Lopes (1997), acreditando que a escola um espao produtor de conhecimento, uma vez que a mesma acaba por promover uma reorganizao, uma reestruturao e uma recontextualizao dos conhecimentos de referncia, se apresentando como ambiente adequado para o exerccio e aprimoramento desta prtica pedaggica na formao dos licenciandos.

Veja o artigo completo: PDF