Resumo Trabalho

POR DETRÁS DAS CORTINAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TERREIRO

Autor(es): ADELSON CEZAR ATAIDE COSTA JUNIOR, MARLEY ANTONIA SILVA DA SILVA

Este artigo pretende tratar das bases epistemolgicas em que se assentam as prticas educativas observadas em um estudo de caso no terreiro Il s Iy Ogunt, no municpio de Ananindeua, Par. Para o estudo, buscamos analisar trs pontos bsico: a educao pela experincia, pelo olhar e pela oralidade e memria. Entende-se que esses conhecimentos no so estanques, mas interligados e complementares entre si. O estudo leva em considerao entrevistas com a Iyalrs da casa, Me Rita, a observao participante, registros fotogrficos, bem como os referenciais de educao a partir de Brando e Ingold, epistemologia com Oliveira, experincia por Pereira, Memria por Pollak, Pensamento ps-abissal por Santos e sujeitos pedaggicos por Arroyo. Dentre as concluses, apresenta-se o entendimento das prticas educativas em terreiros como aes com suas epistemologias prprias, bem como a valorizao dos afro-religiosos como sujeitos pedaggicos, em conformidade com a lei 10.639/2003.

Veja o artigo completo: PDF