Resumo Trabalho

A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NO PROJETO CLASSES DE ADEQUAÇÃO IDADE/SÉRIE DO CAMPUS ENGENHO NOVO II DO COLÉGIO PEDRO II

Autor(es): ELAINE LOPES NOVAIS, LEANDRO TEOFILO DE BRITO, MARCIA VALPASSOS PEDRO, VERÔNICA PASSOS ALVES e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

Observou-se, no Colgio Pedro II (CPII), um nmero expressivo de estudantes que apresentam distoro idade/srie acima do j definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O projeto Classes de Adequao Idade-Srie (CAIS) foi implantado no Campus Engenho Novo II (CENII) do CPII no ano de 2018, a fim de enfrentar o fracasso/excluso escolar e recuperar a trajetria dos estudantes em situao de distoro idade/srie. O presente trabalho pretende analisar como as crenas de autoeficcia docente podem contribuir para a implementao de prticas pedaggicas inovadoras que potencializem habilidades e competncias cognitivas, sociais e intelectuais dos alunos que fazem parte deste projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como uma pesquisa-ao, na qual quatro professores do projeto CAIS 1 esto implicados. Ao longo do ano letivo, sero realizadas rodas de conversa entre tais professores. O contedo dessas rodas de conversa constituir o corpus de anlise da pesquisa que ser feita a partir da aplicao da tcnica de anlise de contedo a fim de compreender como se constituem as crenas de autoeficcia dos professores envolvidos. Acreditamos que o desenvolvimento das crenas de autoeficcia docente se torna relevante para a promoo das crenas de autoeficcia de seus alunos, colaborando assim para a diminuio do fracasso escolar. Esta pesquisa ainda em desenvolvimento, busca compreender, a partir de trocas dialgicas, como um grupo de professores que atuam no CAIS do CPII percebem sua autoeficcia em relao ao projeto, e, de que forma, essa compreenso afeta no seu desenvolvimento profissional.

Veja o artigo completo: PDF