Resumo Trabalho

O MÉTODO CIENTÍFICO COMO UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES NO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): JUSSARA MARQUES DE MACEDO, JULIANA SANTOS SANTANA

Para as turmas das sries finais do Ensino Fundamental existam pouco material para o desenvolvimento do ensino experimental de cincias, bem como para apresentao e estudo de fenmenos fsicos. Muitos conceitos como dia e noite, astros, estrelas, translao e rotao etc., da rea fsica, so constituintes do ensino de cincias, porm, a experincia tem mostrado que so trabalhados tradicional e superficialmente, sob a justificativa de que os estudantes no possuem maturidade e domnio dos contedos da Matemtica necessrios aprendizagem da Fsica, e, por isso, os contedos da Fsica, no podem ser trabalhados em sua essncia. Objetiva-se apresentar o mtodo cientfico a estudantes do 8 e 9 anos como ferramenta para a compreenso dos fenmenos fsicos. A metodologia utilizada foi a observao por meio de aes prticas. Os resultados apontam que estudantes, mesmo que nunca tenham tido contato com a fsica bsica, quando desafiados a observarem fenmenos de livre escolha, se mostram interessados e crticos. Inicialmente, os estudantes se colocavam diante do fenmeno de causas desconhecidas por eles para, em seguida, serem apresentados os passos do mtodo cientfico e, dessa forma, estabelecer a relao entre teoria e prtica com vistas a compreender a importncia do mtodo cientfico para a consolidao da aprendizagem. Conclui-se, portanto, que o uso do mtodo cientfico imprescindvel para a consolidao do ensino e da aprendizagem das cincias naturais, em especial da fsica. Nesse sentido, vivel trabalhar com temas considerados muito difceis no 8 e 9 anos do Ensino Fundamental.

Veja o artigo completo: PDF