Resumo Trabalho

PENSANDO A ESCOLA DA INFÂNCIA A PARTIR DO DIALOGO COM AS CRIANÇAS

Autor(es): MARIA DO NASCIMENTO SILVA, FABIANE FLORIDO DE SOUZA LIMA e orientado por PROF.ª DR.ª MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES

Este trabalho fruto de nossas dissertaes de mestrado defendidas em maio/2016 na UERJ-FFP. Trata-se de dois estudos resultantes da prtica docente de duas pesquisadoras da educao da pequena infncia de 0 a 5 anos, na rede municipal pblica de Niteri. Uma das pesquisas versa sobre a especificidade e organizao do trabalho cotidiano com os bebs, realizado pela pesquisadora Maria do Nascimento Silva e a outra pesquisa diz respeito organizao dos tempos e espaos que o coletivo infantil vivencia numa jornada de 9 horas dirias dentro de uma UMEI, realizada pela tambm pesquisadora Fabiane Florido de Souza Lima. O estudo com os bebs teve como lcus investigativo a UMEI Lisaura Machado Ruas, situada no Morro da Cocada, no bairro do Badu. J a pesquisa sobre a organizao dos tempos e espaos foi realizada na UMEI Vinicius de Moraes, localizada no bairro do Sap. As UMEIs delimitadas apresentam-se enquanto espaos potentes de valorizao das crianas pequenas, procurando desenvolver prticas educativas que reconhecem a criana como produtora de cultura e sujeito de direitos. Todo estudo pressupe escolhas tericas e metodolgicas, que de modo geral refletem e dialogam com a biografia do pesquisador (a) e de suas escolhas polticas e epistmicas. Neste sentido, as pesquisas foram fundamentadas a partir do referencial terico da Sociologia da Infncia; referencial esse que ajudou na compreenso da infncia como uma construo histrica, cultural e geograficamente contextualizada, bem como as crianas que a compem como atores sociais plenos, constitudos na cultura e construtores de cultura.

Veja o artigo completo: PDF