Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

Autor(es): CAROLINA GOMES DE SOUZA e orientado por MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL

O censo escolar de 2015 mostra que ouve um aumento na matricula de alunos da educao especial nas escolas pblicas e entre esses alunos temos o aluno diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo de uma reflexo sobre o contexto educacional e sobre a incluso do aluno com TEA, buscamos respostas para a seguinte questo problema: quais caractersticas um recurso didtico deve ter para atrair a ateno de alunos diagnosticados com TEA durante o processo de ensino dos contedos matemticos? Esperamos contribuir para que a prtica docente no cotidiano escolar seja mais inclusiva, a partir do desenvolvimento de uma proposta de como utilizar recursos didticos para o ensino de contedos de matemtica para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com grau de gravidade nvel 1. O trabalho ser realizado atravs de pesquisa qualitativa bibliogrfica e pesquisa exploratria. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento, por isso, no podemos apontar uma concluso, mas podemos afirmar, pela fundamentao terica j realizada, que esse estudo poder ser bastante til para o professor que deseja modificar sua ao pedaggica e aproximar-se cada vez mais dos alunos com uma necessidade especfica to peculiar como o TEA.

Veja o artigo completo: PDF