Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF

Autor(es): MARLI DE SOUZA ALVES, ALEX SANDRO LINS RAMOS

A formao do educador critrio decisivo para o sucesso no processo de incluso escolar. Neste trabalho analisamos as possibilidades de formao especializada na educao especial sob a perspectiva inclusiva, oferecidas aos discentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niteri. O estudo foi realizado no perodo que a abrange o primeiro semestre de 2015 at a presente data, onde observamos a oportunidade de curso de disciplinas relacionadas educao especial na perspectiva inclusiva, no total de 660 horas, distribudas em treze disciplinas distintas, sendo duas obrigatrias e as outras classificadas como optativas, eletivas e atividades culturais. No foram contabilizados movimentos como encontros, seminrios, grupos de estudo, palestras e outras oportunidades oferecidas por esta universidade pblica. Reconhecemos que ainda h muito a ser feito para que tenhamos uma formao de pedagogos que atenda todas as demandas dos diversos tipos de atuao. notvel o compromisso institucional com a formao do pedagogo na perspectiva da incluso, na oferta de subsdios terico-prticos para atuaes e intervenes na prtica profissional.

Veja o artigo completo: PDF