Resumo Trabalho

DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autor(es): BIANCA DOS SANTOS FERNANDES, JOAB SILVA ROCHA, JUCILEIDE MELONIO PEREIRA SILVA e orientado por BIANCA DOS SANTOS FERNANDES

Como os estudantes percebem o meio em que vivem? Como os professores trabalham temticas relacionadas cartografia? Estes atores sociais se reconhecem como agentes de mudana? Estas e outras perguntas nortearam o desenvolvimento da pesquisa, que apresenta como objetivos: a verificao do grau de autonomia espacial e cartogrfica dos discentes da educao bsica no municpio de Buriticupu MA; examinar a metodologia adotada pelos professores nas aulas de geografia/cartografia para composio do arcabouo terico do alunado, e analisar a estrutura das escolas selecionadas para promoo do ensino de geografia/cartografia. Foram selecionadas 7 escolas de educao bsica. Na investigao junto aos docentes, estes relataram que sua maior dificuldade no ensino da cartografia/geografia trabalhar com conceitos relacionados escalas e projees cartogrficas, por exemplo. Quanto aos estudantes, das perguntas de sondagem inseridas dentro do universo da cartografia/geografia, a grande maioria dos discentes apresentou respostas equivocadas. Esta uma realidade cruel que o pas enfrenta, professores com dificuldade de qualificao profissional e um corpo discente com insuficincia bsica desde a leitura e interpretao de textos. Com a pesquisa, deu para perceber o interesse dos diretores quanto investigao no nvel de alfabetizao cartogrfica discente, at como meio de divulgar a realidade de sobrecarga docente, falta de estrutura apropriada nas escolas e buscar alternativas de melhoria em associao com o Instituto Federal em Buriticupu.

Veja o artigo completo: PDF