Resumo Trabalho

A RELAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): ANGELITA MARIA MACHADO, PAULINE FERNANDA PREUSSLER

Esse trabalho tem por objetivo destacar a importncia de ser trabalhadas questes de gnero na Literatura infantil com crianas mas tambm na formao de professores para auxiliar como podem ser problematizadas essas questes. Embora esteja em muitas pautas, entender o que o conceito de gnero, bem como definir a perspectiva adotada para a discusso. Neste caso, utilizaremos especialmente autoras de vertente ps-estruturalista, mesmo assim no afirmamos que esse um trabalho dentro desta perspectiva, considerando que adotar tambm outros e outras autoras. Consideramos como principal referncia Guacira Lopes Louro por ter se preocupado com as questes de gnero e educao, bem como Daniela Finco por preocupar-se com questes de gnero e infncia. A fim de refletir sobre as relaes de gnero e repensar a urgncia desse debate na formao de professoras e professores, com a finalidade de vencer ideias e conceitos preconceituosos na educao de crianas pequenas, busca-se ir mais afundo na pesquisa sobre esse tema para encontrar argumentos que me ajudem a compreender questes relacionadas a gnero na Educao Infantil atravs da Literatura Infantil. Um recurso a ser utilizado so livros que desconstruam essa viso fixa de que meninas s podem fazer coisas de meninas e meninos apenas coisas de meninos, como livros da autora Ruth Rocha que nos instigam a imaginar a troca de papis entre dois irmos um menino e uma menina, rompendo com a viso adultrocentrica, de que menino s pode fazer coisas de meninos que muitas vezes esto representadas nos livros infantis como menino no chora, menino forte, gosta de jogar futebol e meninas coisas de meninas, gostar apenas de brincar de boneca ser frgil, ou seja, mundo cor de rosa.

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