Resumo Trabalho

ENSINO VOCACIONAL: UMA PEDAGOGIA SOCIAL E EMANCIPADORA VOLTADA AO ENGAJAMENTO E À FORMAÇÃO CIDADÃ

Autor(es): ANGELA RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI

Esta pesquisa investigou o Ensino Vocacional, projeto pedaggico implementado na rede estadual paulista na dcada de 1960, com o propsito de viabilizar uma nova concepo de educao que integrasse a formao geral formao profissional, visando articular conhecimento e vida, por meio de uma pedagogia que conduzisse ao engajamento e transformao social. Foram criados, a partir de 1962, seis ginsios, um na capital e cinco no interior do Estado e, em 1968, o curso noturno e o segundo ciclo, hoje equivalente ao ensino mdio. Recorremos s fontes primrias: documentos da experincia hoje presentes em centros de documentao e memria da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo e secundrias, tais como teses, artigos e dissertaes, aliadas s fontes orais entrevistas com a ex-coordenadora e ex-professores- no intuito de apreender melhor a complexidade da experincia. Analisamos a renovao metodolgica empreendida nestas escolas, sua proposta curricular diferenciada, que fez com que ganhasse visibilidade nos meios acadmicos e na imprensa, seus pressupostos terico-metodolgicos e suas relaes com os modelos pedaggicos que circulavam na poca, sua interao com a comunidade, a formao oferecida aos seus alunos e suas contribuies para repensar a escola pblica atualmente. Ao contextualizar esta proposta, destacando o seu significado social e poltico e a sua violenta interrupo pelo regime militar, estudamos os dilemas que enfrentou e o seu legado, traduzido em uma pedagogia social, que concebia o ser humano como agente histrico e cultural, ministrando-lhe formao integral.

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