Resumo Trabalho

ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PIBID BIOLOGIA SOBRE O PADRÃO ESTÉTICO CORPORAL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Autor(es): LARA CASARIM LEITE, LETÍCIA SANTOS FURTADO e orientado por MICHELE MUNK

Neste presente trabalho, licenciandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculados ao Programa Institucional de Iniciao a Docncia (PIBID), no mbito do subprojeto Biologia voltado a alunos de ensino mdio da rede estadual de ensino em Juiz de Fora, iniciaram um conjunto de prticas pedaggicas para problematizar a construo dos conceitos padronizados de beleza, voltada para o questionamento dos padres de beleza impostos pela mdia e pelo meio social no qual os estudantes esto inseridos. Os objetivos deste trabalho esto voltados para implementao e melhoramentos de prticas pedaggicas que busquem desconstruir a relao entre boa forma e status social. A atividade foi aplicada em duas turmas do ensino mdio de uma Escola Estadual da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com base em discusses e sugestes apresentas em reunies do subprojeto, foram impressos esquemas de bonecos inanimados, representados apenas pelo contorno do corpo humano. Os alunos deveriam desenvolver um desenho simples, daquilo que eles consideram bonito em uma pessoa. A anlise da prtica aplicada aos alunos mostra que a mdia, por meio de seu discurso, impe aquilo que deve ser visto como belo, saudvel e desejvel, sendo todos estes fatores relacionados intrinsecamente ao status social, almejado pela maioria dos jovens. Cabe os professores de cincias, portanto, a elaborao de propostas de trabalho voltadas a esses jovens estudantes, pois alm de envolverem questes atuais, h pouco material sobre esse tema direcionado para os adultos, sendo o foco principal, a juventude estudantil.

Veja o artigo completo: PDF