Resumo Trabalho

GÊNERO E SEXUALIDADE COMO PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ACERCA DO TEMA NO COTIDIANO ESCOLAR.

Autor(es): LEONARDO VIEIRA SILVA, JOÃO VICTOR GOULART DE OLIVEIRA GUIMARÃES e orientado por MÁRCIA MARIA E SILVA

O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a discusso da temtica gnero e sexualidade nas escolas, por meio das matrias de biologia e sociologia, buscando assim a interdisciplinaridade quanto ao contedo apresentado. Este trabalho teve incio atravs da disciplina de didtica, oferecida pela Faculdade de Educao da Universidade Federal Fluminense, onde os pesquisadores visitaram duas escolas estaduais de regies perifricas do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar prticas didticas. Entretanto, ao longo do acompanhamento, a temtica mostrou-se presente na aula de biologia somente no sentido da sexualidade, tratando do anatmico e morfolgico dos corpos, sem trabalhar a questo de gnero, enquanto que na aula de sociologia havia a evitao na abordagem do tema, embora este estivesse presente no contexto escolar, atravs de perguntas e dilogos realizados nos intervalos pelos alunos. Nesse sentido, observou-se que o no debate sobre esse tema no impediu que o mesmo emergisse. Pelo contrrio, ele surge atravs de perguntas sobre a sexualidade no sentido biolgico e a troca de experincias calcadas no senso comum, da construo do masculino e feminino, tocante estes da questo de gnero. Por meio do que foi observado, notou-se um problema de pesquisa. Podemos concluir com base no estudo de caso, que a temtica gnero e sexualidade est presente no ambiente escolar, ora nas prticas dos alunos, ora no silenciamento dos professores acerca do tema, tendo como possveis consequncias a transferncia de responsabilidade quanto ao tema entre os profissionais, acrescentado do atual cenrio das polticas educacionais.

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