Resumo Trabalho

JOGO DIGITAL NA PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BULLYING.

Autor(es): KARLA MICHELLE DE MENESES CAEIRO BRAGA , PAULA JUCÁ DE SOUSA SANTOS, PATRICA MARCIANO DE OLIVEIRA e orientado por BIANCA MARIA REGO MARTINS

As prticas de ensino e aprendizagem por meio de jogos trazem grandes benefcios para a educao. Deste modo, estes podem ser utilizados como um recurso no combate violncia tanto no ambiente escolar como em ambientes virtuais. Assim, o presente artigo visa identificar os fenmenos conhecidos atualmente como bullying e cyberbullying em um pblico alvo por meio de uma sequncia didtica aplicada a adolescentes da faixa etria entre 14 e 17 anos de uma escola pblica. Neste sentido, foi utilizado o jogo Estrela do Saber como instrumento auxiliar na conscientizao, preveno e combate a esta prtica. A fim de obter dados, utilizou-se a pesquisa quantitativa, e para a interpretao destes, empregou-se como base a tcnica descritiva. Como resultado, verificou-se que os recursos tecnolgicos aliados a metodologias de socializao podem amenizar os ndices de violncia escolar caracterizados como bullying e cyberbullying.

Veja o artigo completo: PDF