Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO CONTINUADA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es): STELLA ALVES ROCHA DA SILVA, JANE RANGEL ALVES BARBOSA, DAIANE DE JESUS BARBOSA, MARIANA PRATES FERRETTI THOMAZ

Nos ltimos anos, cada vez mais crescente a preocupao com a melhoria da qualidade da educao no pas, principalmente na escola pblica. Para responder a esse desafio, prioritrio e urgente que a escola promova mudanas na sua estrutura, organizao e, principalmente, nas prticas pedaggicas que desenvolve. Formao Continuada de professores constitui-se, portanto, tema de importncia para os estudos e pesquisas ao promover as condies para que a escola cumpra efetivamente sua funo de ensinar e formar cidados, que sejam ativos na construo de uma sociedade caracterizada por equidade e justia. Assim, essa pesquisa de cunho bibliogrfica tem por objetivo refletir sobre os desafios colocados no atual contexto educacional, resgatando as concepes e tendncias da formao continuada como parte integrante do trabalho docente e para a necessidade de novos estudos que ultrapassam a dicotomia entre teoria e prtica. O presente estudo de carter documental e bibliogrfico formaliza a trajetria e a problemtica da formao continuada de docentes da Educao Bsica e Profissional diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigncias do mundo do trabalho na sociedade contempornea. Este estudo tem como finalidade a reflexo crtica sobre a prtica educacional e o aperfeioamento tcnico, pedaggico, tico e poltico do profissional docente, pontuando a formao continuada como um desafio, suscitando vrios questionamentos sobre a formao inicial e continuada, buscando-se repens-la, deslocando-se o lcus da formao continuada da Universidade para a prpria escola.

Veja o artigo completo: PDF