Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DOCENTE E SABER GEOGRÁFICO: UM ESTUDO SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS.

Autor(es): LARISSA ROMANA DE OLIVEIRA ARAUJO e orientado por NILTON ABRANCHES JUNIOR

Discutir o ensino e a aprendizagem de Geografia nos anos iniciais (1 ao 5 ano) do ensino fundamental tarefa bastante complexa. No se pode desvincular a interferncia das polticas pblicas nesse contexto, pois estas so balizares para a atuao profissional do professor. Acredita-se que a sua formao est diretamente ligada ao desempenho dos alunos dos anos em questo. No se pode descartar, na primeira etapa do Ensino Fundamental, a defasagem no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia, caracterizado pela desconexo do conhecimento j apropriado pelos alunos a partir de experincias cotidianas e pela memorizao em detrimento do raciocnio espacial crtico. No Estado do Rio de Janeiro, parte dos profissionais que lecionam do 1 ao 5 ano so formados nos Cursos Normais, modalidade a qual visa formar professores para trabalhar na Educao Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Na rede estadual, o curso oferecido concomitante ao Ensino Mdio, com durao de trs anos e carga horria integral. A grade curricular composta por disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, de Formao Profissional Especfica e de Prticas Pedaggicas. O presente trabalho tem por objetivo abordar como a matriz curricular do Curso Normal interfere no ensino de Geografia nos anos iniciais, tendo em vista a identificao de defasagens do professor formado no Magistrio de nvel mdio no que tange ao saber geogrfico. A fim de assinalar tais lacunas, a pesquisa busca descrever a estrutura curricular do Curso Normal no que tange distribuio de horas destinada ao ensino de Geografia e sua didtica. O trabalho ir reconhecer como o conhecimento geogrfico abordado no campo das Prticas Pedaggicas, o qual inclui estgios supervisionados e laboratrios. A metodologia consistiu na pesquisa das polticas que regem a oferta do Curso Normal nas instituies pblicas de ensino do estado do Rio de Janeiro. A Lei 9.394/96, resolues, pareceres e deliberaes promulgados entre os anos de 1999 e 2013 e Currculos Mnimos de disciplinas que compe a matriz curricular do curso foram documentos oficiais que embasaram a pesquisa. O trabalho encontra-se em fase inicial, de modo que a coleta de dados e cruzamento de informaes est em processamento. O cronograma de pesquisa prev o levantamento dos currculos mnimos das demais disciplinas que compe a Formao Profissional Especfica e as Prticas Pedaggicas, o estudo das polticas educacionais em mbito nacional e a reviso bibliogrfica acerca do ensino de Geografia nos anos iniciais.

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