Resumo Trabalho

O USO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autor(es): GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA

O presente trabalho fruto da vivncia enquanto docente na rede de ensino pblico do Estado do Rio de Janeiro. Nesta experincia, o espao fsico e tradicional da sala de aula tem sido ampliado atravs do uso de redes sociais, com nfase especial para o Facebook, de maneira a contornar as mltiplas precariedades acumuladas na rede pblica de ensino e, ao mesmo tempo, produzir um espao mais dinmico de interao e troca entre professor-aluno na construo de um conhecimento sociolgico atualizado, conectando, do ponto de vista das categorias cognitivas e analticas, o mundo local dos jovens ao mundo global da experincia da modernidade tardia e seus artefatos tecnolgicos (ZANTEN, 1999; GIDDENS, 1991). Por meio da Internet e do uso das redes sociais, o livro didtico tradicional tende a obsolescncia e, com a orientao devida, a construo compartilhada de conhecimentos se torna mais dinmica e condizente com o carter mltiplo de algo a que poderamos chamar de reflexividade ou imaginao sociolgica, nos termos de Mills (1959) -, algo caro para a tradio sociolgica e elemento fundamental para a justificao desta disciplina fortemente acadmica no Ensino Bsico brasileiro. No entanto, no apenas como ferramenta visando a construo de um conhecimento racional que as redes sociais tm ampliado o espao da sala de aula, elas tambm tm contribudo na construo de interaes proximais fundamentais na relao professor-aluno de modo a alterar, inclusive, expectativas e performances no espao tradicional da sala de aula. O real e o virtual apesar de todos os limites dessas categorias duais , quando conjugados, podem produzir impactos pedaggicos nas dinmicas relacionais do espao escolar (FERREIRA ET AL, 2012). Ao ampliar a sala de aula para um espao virtual, criam-se oportunidades de novas formas de interao interpessoal e, neste contexto, o nvel de proximidade e afetuosidade (MELLO; RUBIO, 2013) podem alcanar novos patamares, influenciando, desta maneira, os resultados educacionais. A experincia tem demonstrado que a conjugao de diferentes artefatos tecnolgicos, mais do que a sua sobreposio, tem produzido resultados pedaggicos interessantes, ao menos no que tange a esta vivncia pedaggica especifica, nesta realidade educacional particular. No se trata, friso, da substituio de um sistema ou modelo por outro, mas de analisar maneiras de conjugao, mesmo que de modo ainda ensastico, com perspectivas de futuro. A Internet e as redes sociais vieram para ficar e a escola precisa aprender maneiras produtivas de lidar com os desafios que a incorporao tecnolgica apresenta ao processo de ensino-aprendizagem de crianas e jovens.

Veja o artigo completo: PDF