Resumo Trabalho

LER, JOGAR E ESCREVER: SINALIZANDO ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Autor(es): MARIANA GONÇALVES FERREIRA DE CASTRO, CELESTE AZULAY KELMAN, MARIA VITORIA CAMPOS MAMEDE MAIA

Este artigo tem por objetivo geral demonstrar algumas estratgias que possibilitam o aprendizado da Lngua Portuguesa para surdos como segunda lngua em uma perspectiva bilngue, considerando a lngua de sinais como sendo a primeira lngua da pessoa surda. Como objetivo especfico, pretendemos registrar algumas estratgias de ensino de Lngua Portuguesa para surdos atravs de jogos, como um recurso eficiente de estratgias visuais de ensino. A base terica da pesquisa pauta-se na perspectiva sociocultural construtivista, que visa compreender o desenvolvimento humano que envolve a aprendizagem e a construo de significados como fenmeno dinmico e complexo. A pesquisa se apoiar ainda na perspectiva da viso sociointeracionista de ensino de segunda lngua como norteadora da abordagem de ensino de Lngua Portuguesa. Para realizar esta investigao, propomos a metodologia de abordagem qualitativa. Apresentamos a aprendizagem e a mediao semitica como elementos no jogo e no processo de leitura e escrita do sujeito surdo; discutimos o processo da linguagem a partir do ato de brincar e a relao entre brincar e aprendizagem. Por fim, relatamos uma experincia de uso de jogos por uma das autoras, aplicados como estratgia visual de ensino de Lngua Portuguesa como segunda lngua, no ensino fundamental, em uma classe especial inserida em uma escola regular da prefeitura de Niteri, sob a tica sociointeracionista. O resultado dessa pesquisa evidenciou que os alunos adquiriram mais habilidade na leitura e na escrita. Teve tambm como resultado o aumento do interesse pela Lngua Portuguesa e a evidncia de produes de textos com caractersticas de interlngua.

Veja o artigo completo: PDF