Resumo Trabalho

E SE, COMO ESCOLA, TENTAMOS FORTALECER O SENTIDO DA PESQUISA?

Autor(es): MONICA ROCIO BARÓN MONTAÑO

Com base nas discusses e os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino mdio na cidade de Bogot, investigao inserida no grupo de pesquisa Diferena, Desigualdade e Educao Escolar da Juventude do Programa de Ps-Graduao em Educao da UERJ; este artigo apresenta algumas anlises sobre o papel da pesquisa no contexto escolar. A escola, estudo de caso, vem configurando a formao em habilidades de pesquisa como estratgia para transformar os processos de ensino, de modo a possibilitar a formao a partir das anlises relacionadas com o entorno, desse modo, o exerccio de pesquisar seria a ponte para vincular os estudantes a sua realidade, convertendo-os em gestores de transformaes em sua comunidade. As reflexes assinalam que a formao em habilidades de pesquisa tem se consolidado como aspecto relevante na busca de processos de ressignificao no mbito escolar, na medida em que propicia outras estratgias e espaos na construo das relaes entre conhecimento, sociedade e cotidiano. Diante da pretenso de propor um exerccio de pensar sobre a experincia em pesquisa e pensar a pesquisa como experincia, o artigo tenciona incentivar a (re)pensar sobre o tema da pesquisa no mbito escolar.

Veja o artigo completo: PDF