Resumo Trabalho

GÊNERO NAS DISCIPLINAS ESCOLARES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DOCENTES.

Autor(es): JULIA DIONÍSIO CAVALCANTE DA SILVA, MARIA JACQUELINE GIRÃO SOARES DE LIMA e orientado por MARIA JACQUELINE GIRÃO SOARES DE LIMA

Enunciados e descries biolgicas acerca das diferenas sexuais entre os indivduos podem funcionar como uma fonte de argumentos e discursos deterministas sobre os comportamentos, papis e expectativas sociais para os indivduos. Neste sentido, as disciplinas escolares de Cincias e Biologia representam espaos cruciais para possveis processos de desconstruo de concepes preconceituosas e discriminatrias sobre gnero. O objetivo da presente pesquisa analisar como as temticas de gnero se inserem nas aulas de Cincias e Biologia a partir da perspectiva de docentes da rea. Para tanto, relatos de professores e professoras destas disciplinas foram coletados atravs da aplicao de questionrios online e analisados levando em conta as diversas percepes sobre gnero presentes na sociedade e na comunidade escolar.

Veja o artigo completo: PDF