Resumo Trabalho

O PROFESSOR E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO COTIDIANO

Autor(es): ROSANE DE AZEREDO CUNHA SIQUEIRA

Esta comunicao pretende resgatar relatos de experincias vividas pelo grupo de professores de uma Unidade Municipal de Educao Infantil (UMEI) em Niteri/RJ. O principal objetivo tecer um paralelo entre o trabalho realizado no ano de 2006, com o tema Ressignificando a nossa cultura afro-brasileira, e suas implicaes para a formao de conceitos tnico-raciais sobre identidade nos dias atuais. O projeto, realizado no perodo de agosto a dezembro de 2006, teve como proposta trazer tona o debate sobre africanidade, partindo das dimenses cognitivas, afetivas e sociais. A temtica debatida no mbito escolar buscou o reconhecimento da diferena tnico-racial da criana negra em consonncia com a implantao da Lei n 10.639/2003. Agora, quinze anos aps a promulgao desta e doze aps a realizao do projeto, como a UMEI trata o tema em questo? Como os professores remanescentes da poca veem a influncia dessa lei para a formao da autoimagem de seus alunos da Educao Infantil, a partir das formaes tericas e pessoais que viveram? A metodologia utilizada para a investigao baseia-se na pesquisa colaborativa, por meio de depoimentos e imagens fornecidas pelos profissionais de educao envolvidos no processo

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