Resumo Trabalho

AUDIOVISUALIDADES PRATICADAS COM OS COTIDIANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): ROSANE TESCH DE OLIVEIRA e orientado por MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA SOARES

Este artigo tem como objetivo compartilhar conhecimentos que contribuam com a autoformao docente a partir de dados produzidos com a pesquisa Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educao Infantil como dispositivos para autoformao e formao docente que teve, como campo de estudos, uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educao da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro durante o ano letivo de 2016. A opo epistemolgica e metodolgica se insere nas pesquisas com os cotidianos, gerando os movimentos que tornaram visveis, por meio dos registros de narrativas audiovisuais e de conversas e rodas de conversas, atos e acontecimentos efmeros e fugidios no aqui e agora dos cotidianos. As prticas docentes apontaram para a potncia nos usos dos recursos tecnolgicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videogrficos com dispositivos mveis, como o Smartphone, como possibilidade para anlise, compreenso, reelaborao e interveno sobre as prprias prticas, visto que ainda no h outro dispositivo que permita que nos vejamos em atividade.

Veja o artigo completo: PDF