Resumo Trabalho

“EU NÃO CONSIGO, PROFESSOR!”: A DESCONSTRUÇÃO DO ESTIGMA PELAS MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

Autor(es): MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO

O devido e responsvel tratamento para com a diversidade na sala de aula regular da escola pblica tem em sua essncia a possibilidade de encontro com o complexo. Esse trabalho permitiu-nos a partir de uma criana com enorme dificuldade de aprendizagem estabelecer uma nova perspectiva em questes relacionadas ao lidar com o diferente na escola. A educao contempornea assumindo o novo paradigma: a incluso (MANTOAN, 2006), inaugura neste tempo, a garantia de uma escola que acolha a todos. Este Estudo de Caso buscou afirmar a transformao do cotidiano escolar pelas micropolticas que tecem as relaes que nesse se estabelecem. A desconstruo de estigmas relacionados ao comportamento, mas sobretudo aprendizagem constituem uma rdua tarefa de enxergar na criana, um sujeito de direitos que necessita vida, sade e afeto. O olhar clnico empregado em sujeitos com caractersticas particulares que fogem liturgia escolar padronizada inaugura na escola um tempo de reproduo de discriminao e consequentemente excluso e fracasso escolares. Os autores como: GOFFMAN (1975), DELEUZE; GUATTARI (2012), GOODE E HATT (1973), MOYSS E COLLARES (2011), foram fundamentalmente os principais aportes bibliogrficos que na investigao sistemtica e na interpretao da realidade conduziram esse ensaio a fim de constru-lo no rigor que a pesquisa exigia.

Veja o artigo completo: PDF