Resumo Trabalho

AS AFETIVIDADES EM WALLON EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIOEDUCATIVA EM SÃO GONÇALO

Autor(es): LUCAS SALGUEIRO LOPES, ARTHUR VIANNA FERREIRA

O presente trabalho tem como objetivo identificar a relevncia da afetividade nos processos de ensino aprendizagem em um instituio socioeducativa no escolar e como a expresso dessa afetividade impacta nas relaes sociais assim como na organizao da didtica desses espaos socioeducativos. A pesquisa foi realizada a partir de visitas sistemticas a uma ONG no bairro de Itana, municpio de So Gonalo. As anlises foram realizadas atravs dos relatrios de campo organizados a partir do conceito filosfioca da fenomenologia de Edmund Husserl. Para compreender todo o contexto envolvido na realidade da instituio socioeducativa estudada, foi feito um levantamento histrico e social da cidade e do bairro a qual est inclusa, utilizando o recurso da Histria Oral. A partir de todo material recolhido, busca-se fazer uma articulao das prticas educativas com os conceitos do terico da Psicologia da Educao Henri Wallon. Algumas das ideias centrais utilizadas na pesquisa giram em torno da importncia do contexto espacial no qual se desenvolvem as relaes sociais, os estgios de desenvolvimento e a importncia da afetividade como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. A realidade do local marcada por diversos relatos de criminalidade e violncia, tais como a caracterizao de uma regio empobrecida.

Veja o artigo completo: PDF