Resumo Trabalho

A SAÚDE COMO DIREITO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA DEMOCRÁTICA: DESAFIOS AO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autor(es): LUISA MACHADO, JULIANA STEIN NICOLI, MARIANA LIMA VILELA, SANDRA LUCIA ESCOVEDO SELLES

Neste trabalho discutimos propostas e abordagens de educao em sade na escola por meio de um levantamento de referenciais tericos, problematizando seu enfoque em currculos de Cincias e Biologia de modo a articular o direito sade Educao Democrtica. Situamos esta problemtica em um quadro educacional brasileiro recente, no qual tendncias polticas conservadoras tm colocado uma concepo ampla da Educao e da formao dos sujeitos em confronto com vises reducionistas de uma Educao meramente instrutiva e moralizante. A articulao entre referenciais tericos construdos permite situar a educao em sade no marco das discusses sobre direitos humanos como tambm reitera a educao como direito. Buscando construir uma anlise compreensiva sobre as relaes entre essa concepo de Educao Democrtica, a sade como direito fundamental e as finalidades das disciplinas Cincias e Biologia o estudo indica que as diferentes concepes de sade j identificadas nas tradies do ensino de Biologia biomdica, higienista/comportamental, socioambiental e cultural de forma imbricada e dinmica podem se expandir s finalidades de qualificao, subjetivao e socializao propostas por Gert Biesta.

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