Resumo Trabalho

O CAMINHO “MAIS CURTO” NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Autor(es): BRUNA NAVARRO JULIÃO, BRUNO RIBEIRO BASTOS LOUREIRO RODRIGUES, CAROLINA ZUCCARELLI

H certo consenso acerca da necessidade de reformar o ensino mdio. Seu cenrio de altas taxas de evaso, repetncia e distoro idade-srie, alm de queda na taxa de matrcula, tem sido um dos principais argumentos do MEC para a reestruturao na forma e contedo desse segmento de ensino que envolve diversos aspectos, como flexibilizao da grade curricular, ampliao da carga horria, formulao da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permisso para atuao de professores sem licenciatura. Esse trabalho apresenta as principais alteraes propostas pela reforma e a discusso que tem sido feito em torno delas, argumentando o modo como escanteia aspectos centrais da eficcia escolar, como a formao de professores, sendo o caminho mais curto encontrado pela burocracia estatal na tentativa de melhorar os ndices do Ensino Mdio.

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