Resumo Trabalho

ENTRE O DIÁLOGO E A CONVIVÊNCIA NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA EM SÃO GONÇALO – RJ.

Autor(es): JÚLIA ABREU MACHADO e orientado por ARTHUR VIANNA FERREIRA

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) at alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivncia para a ao educativa em espaos no escolares, entendendo que este princpio necessrio toda prtica educativa que esteja voltada transformao e emancipao dos sujeitos que atendem. Para isso, traremos alguns recortes extrados de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Projeto Fora da Sala de aula da FFP/UERJ, na qual foi possvel observar algumas prticas desenvolvidas em uma oficina de esporte de uma instituio confessional localizada no municpio de So Gonalo.

Veja o artigo completo: PDF