Resumo Trabalho

MOVIMENTO SOCIAL, CIDADANIA E EDUCAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DOS COMITÊS POPULARES DEMOCRÁTICOS NA BAIXADA FLUMINENSE (1945-1947)

Autor(es): MARCOS CESAR DE OLIVEIRA PINHEIRO, ANGÉLICA DE SÁ DE OLIVEIRA BAUER RODRIGUES

O presente trabalho pretende apresentar a experincia dos Comits Populares Democrticos na Baixada Fluminense (1945-1947) como um momento importante, ainda que curto, no processo educativo de elevao da conscincia poltica dos setores populares da regio. Busca-se explicitar o carter educativo dessa tentativa de organizao popular, em que os Comits Populares Democrticos se constituem em mediadores entre as demandas da populao local e as instituies pblicas, dando visibilidade aos problemas a serem debatidos em espaos pblicos e incorporados nas agendas do poder pblico. Em uma regio marcada, historicamente, pela ausncia de direitos sociais elementares, os Comits Populares Democrticos empreendem, no imediato ps-guerra, uma rdua campanha de alfabetizao de adultos, visando no somente ensinar a ler e escrever, mas buscando desenvolver uma srie de atividades com o objetivo de dar voz aos setores at ento marginalizados da vida poltica, isto , fazer avanar o processo de democratizao ento em curso na sociedade brasileira e bastante precrio na regio da Baixada Fluminense. A experincia dos Comits Populares Democrticos um captulo pouco conhecido na histria da educao popular e, como outras experincias, nos d possibilidade de problematizar questes relacionadas ao carter educativo dos movimentos sociais, nas dimenses da organizao poltica, da cultura poltica e da espacial-temporal. O conjunto de instrumentos analticos formulados ou desenvolvidos por Gramsci, cujo conceito de hegemonia pode estabelecer o nexo articulador com as demais categorias gramscianas, constitui o referencial terico para a compreenso dos fenmenos histricos aqui abordados.

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