Resumo Trabalho

LIMITES E POTÊNCIAS DA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS

Autor(es): PRISCILA MARQUES MATEUS DA SILVA, JOICE CARVALHO COUTINHO

O presente trabalho surge da relao dialgica entre as vivncias acadmicas, pessoais e profissionais de duas professoras-pesquisadoras que ao longo de alguns anos se apoiam e compartilham suas inquietudes, dvidas, fracassos e sucessos. A partir das reflexes de Paulo Freire, que afirma a leitura do mundo precede a leitura da palavra busca-se, atravs da narrativa de experincias vividas pelas autoras, no contexto de turmas de alfabetizao em municpios de realidades distintas, sendo eles, a cidade do Rio de Janeiro na capital e o municpio de Araruama na regio dos lagos do Rio de Janeiro, nas quais casos de sucesso e de fracasso caminham lado a lado, nos mostrando o quanto somos inacabados e que por mais que faamos educao buscando dar o nosso melhor, ainda assim, no conseguimos dar conta de todos e nos deparamos com o fracasso; o nosso fracasso. Em contrapartida, tem tambm o sucesso, que nos d um novo folego para continuar na caminhada. A partir dessas histrias, buscamos refletir acerca das relaes entre o fracasso escolar e as questes de linguagem, uma vez que a escola baseia-se no padro lingustico utilizado pelas classes favorecidas e estigmatiza a linguagem trazida pelos alunos das classes populares, e tambm questes que envolvem os modos de avaliao aos quais alunos e professores so submetidos. O quanto difcil introduzir uma proposta avaliativa que vai contra a lgica dos exames, da mensurao da aprendizagem e o foco no olhar diferenciado sobre o erro.

Veja o artigo completo: PDF