Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autor(es): MARCELO WILSON FERREIRA PACHECO e orientado por MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI

Com base na leitura e compreenso de autores que discutem a Pedagogia como curso superior e os campos de atuao do Pedagogo, a proposta de planejamento, implementao e gesto de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que trate sobre a atuao deste profissional em diversos espaos, especialmente na Educao No-formal, surgiu como uma resposta formao ofertada pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Par, em Belm, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais que versam sobre a formao do Pedagogo (Resoluo CNE/CP 01/2006; Parecer CNE/CP 02/2015; Resoluo CNE/CP 02/2015). Fundamentando-se neste contexto, este trabalho relata a experincia de utilizao do AVA Pedagogia em Organizaes Sociais na Disciplina homnima, componente curricular do referido Curso. Durante o segundo semestre letivo de 2017, 87 alunos matriculados na Disciplina participaram de uma experincia que aliava aes de Educao a Distncia (EaD) ao ensino presencial do Curso, tendo como temtica o trabalho do Pedagogo nas organizaes sociais. Metodologicamente, o trabalho apresenta a anlise quantitativa dos dados coletados por meio da submisso de questionrios com os usurios do AVA, a fim de buscar compreender como se deu a experincia destes participantes e levantar requisitos que serviro de base para estudos posteriores. Esta investida, junto ao referido Curso de Pedagogia trouxe como resultados precpuos o primeiro contato de uma parte significativa dos alunos participantes com a EaD, o fortalecimento das discusses encabeadas pela Disciplina sobre a Educao No-formal como campo de trabalho pedaggico e, especialmente, a contribuio para a formao destes futuros pedagogos.

Veja o artigo completo: PDF