Resumo Trabalho

A RELAÇÃO ENTRE POBREZA E EDUCAÇÃO A PARTIR DA METACATEGORIA EXCLUSÃO

Autor(es): ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA e orientado por CARMEN LÚCIA GUIMARÃES DE MATTOS

Este trabalho tem como objeto a relao entre pobreza e educao a partir da metacategoria excluso, dedica-se ao delineamento de duas categorias de anlise e sua interface com a rea da educao. Tem como objetivo apresentar conceitos, teorias e autores que, at o momento serviram de arcabouo terico-epistemolgico para fundamentar a relao entre a pobreza e educao e de como estas podem interferir nos processos educacionais do aluno. A metodologia utilizada foi a reviso bibliogrfica, buscou-se analisar como as categorias pobreza, excluso e educao se articulam e contribuem nas explicaes sobre a escolaridade do aluno de camadas populares. Neste estudo, a pobreza foi entendida como processos sociais. Observou-se que a pobreza uma condio que faz parte da existncia de muitos sujeitos sociais e que os encaminha a um contingenciamento marginal diante da sociedade, portanto, como uma das faces da excluso. Os resultados apontaram que, desigualdades educacionais tm relaes com outras desigualdades, ainda, a condio de vulnerabilidade e excluso que vivem os sujeitos, em particular crianas e jovens, podem interferir na vida social e educacional.

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