Resumo Trabalho

EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA CRECHE: POR UMA PEDAGOGIA QUE INCLUA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Autor(es): LETÍCIA JACINTO SCHNEIDER, TALITA TOSCHI MACHADO, NÚBIA SCHAPER SANTOS e orientado por NÚBIA SCHAPER SANTOS

a experincia de dois projetos desenvolvidos em uma creche conveniada do municpio de Juiz de Fora/MG a partir da imerso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia - PIBID da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Os projetos Arte L Fora e (Re)descobrindo o nosso corpo buscaram refletir a necessidade de construirmos uma pedagogia que inclua as singularidades dos bebs e das crianas pequenas em ambiente de aprendizagem coletiva. Trata-se de uma reflexo sobre a necessidade de pensarmos uma pedagogia que inclua as singularidades dos bebs e das crianas pequenas em ambiente de aprendizagem coletiva. O eixo central da discusso permeia os saberes e as prticas vivenciados com bebs e crianas pequenas na instituio, considerando a importncia das interaes que se estabelecem no cotidiano institucional.As atividades foram guiadas a partir da pedagogia de projetos partindo do pressuposto de que eles so participantes do tecido social e tm condies, a partir de modos prprios de expresso, de indicarem caminhos para a construo de uma prtica com sentido/significado para o cotidiano institucional. O trabalho busca dar visibilidade para a potncia da aprendizagem dos bebs e crianas pequenas e contribuir para o debate sobre a natureza dos saberes/fazeres na/da Educao Infantil, em especial, para o contexto da creche.

Veja o artigo completo: PDF