Resumo Trabalho

AS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES DO 8º ANO DO CIEP 041 VITAL BRAZIL-SG PARA PENSAR O ENSINO DA CIDADE

Autor(es): LUCAS DA SILVA SANTOS, JUPIARA DE JESUS PEREIRA DA SILVA, IAN CARLOS COELHO FERREIRA e orientado por ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO

O estudo a respeito da cidade e o espao urbano incorporado no ensino de geografia avolumaram nas ultimas dcadas decorrentes da inevitabilidade de vincular as prticas cotidianas dos discentes residentes na cidade, sendo fundamental articular essas experincias com o ensinar os fenmenos, conceitos e contedos da geografia. Pensar de que modo ensinar a cidade e o urbano proporciona ao corpo docente e aos estudantes reorganizarem sua prpria espacialidade, adquirindo conscincia espacial dos elementos sociais e fsicos que so exclusivos da cidade em que residem. O objetivo deste texto entender as leituras acerca das mltiplas relaes que os alunos tm sobre a cidade. Com isso, demanda conversar com seus espaos de vivncia, nesse contexto a cidade de So Gonalo/RJ, na qual tem como concepo terico-metodolgica a pesquisa qualitativa no processo de apreenso das interpretaes e representaes construdas pelos sujeitos (estudantes das escolas) com seus espaos de vivncia. Os resultados do perfil socioeconmico cultural confirmam alguns preceitos estabelecidos sobre um discente que estuda na periferia. Portanto, o ensino e aprendizado escolar ancoram se na concepo das prticas vivenciadas e das associaes no meio de inmeros elementos que constituem o espao geogrfico, trazendo respostas para os dilemas, fazendo-os cidados dentro de suas realidades na qual convivem.

Veja o artigo completo: PDF