Resumo Trabalho

INFÂNCIAS NO CONTEMPORÂNEO: PEDAGOGIA, LEITURA DE LITERATURA E SUAS DISFUNCIONALIDADES

Autor(es): LUAN SÁVIO DE CASTRO OLIVEIRA, NAILA DE FIGUEIREDO PORTUGAL

A seguinte questo faz emergir este trabalho: De que maneira a leitura de literatura pode ser entendida como arte e como lanamos mo dela? Entendendo que no h uma resposta natural buscamos na intercesso com Meirelles, Dias, Rilke e Andruetto pensar a literatura disfuncional e no moralizante. Como arte produtora de efeitos singulares que atravessam e constituem seus leitores. Neste caso, nas rodas de leitura com turmas de educao infantil. A intercesso com Foucault e Qvortrup foi imprescindvel para no descolarmos a funo social da escola, o modo como as crianas se inserem nela e como a educao produz assujeitamento desses momentos de leitura pensada e feita com as crianas. O objetivo colocar em evidncia uma experincia didtica, pedaggica e escolar que fosse um deslocamento ao saber-poder que faz das infncias uma fase de cuidado custa da padronizao do comportamento e silenciamento. Como se a criana no fosse capaz de pensar sobre a prpria existncia e no produzisse demandas e desejos singulares, mesmo no coletivo da sala de aula.

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