Resumo Trabalho

INFORMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES.

Autor(es): ANA CLARA SERPA TOSCANO DE BRITO, ANDERSON FERNADES DE ALENCAR e orientado por ANDERSON FERNANDES DE ALENCAR

Este trabalho busca descrever resultados das atividades realizadas no projeto intitulado de Informtica e formao de professores nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Pblicas Brasileiras: aproximaes, motivado pela aparente falta de estudos documentais nesta rea juntamente com a importncia dada pelos referenciais tericos do campo ao tema na formao de docentes, a pesquisa tem como objetivo geral contribuir com a investigao da presena de contedos ligados informtica nos projetos pedaggicos dos cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia de universidades pblicas brasileiras, criando um banco de textos com pesquisas dos ltimos 3 anos (2013 2016) relacionadas ao tema, encontradas em repositrios virtuais, o que corroborou com a motivao inicial deste trabalho, possuindo poucas pesquisas documentais sobre. Mais especificamente procuramos contribuir com a anlise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia de vinte e sete universidades pblicas brasileiras, em nvel de capitais. Posteriormente divulgando os resultados da investigao em eventos e revistas tcnico cientficas da rea. Seguindo o cronograma, nossas atividades at ento foram: o levantamento de produes acadmicas (artigos cientficos, teses, dissertaes, monografias ou livros) acerca do tema informtica e formao de professores nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia produzidas nos ltimos trs anos, classificando, lendo e fichando essas obras, montando o banco de textos, armazenando-os no Drive; subsequente da definio das instituies e dos cursos a serem pesquisados, e atualmente o levantamento dos projetos pedaggicos desses cursos e sua leitura, juntamente com reunies de planejamento e orientao.

Veja o artigo completo: PDF